:: Se Deus é o culpado, a culpa é nossa ::

“A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo. Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. [...] Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

(João 16.21)

Todos nós temos a incrível tendência de procurar culpados para as grandes fatalidades da vida. A inocente criança vítima de abuso sexual. O trágico acidente que roubou a vida de um filho. A queda do avião com recém-casados indo para a lua de mel. O poder devastador do câncer que faz um coração cheio de sonhos parar de bater. A chuva torrencial que deixou 2 mil turistas ilhados sem água e sem comida em Machu Picchu. O terrível terremoto que matou mais de 200 mil pessoas no Haiti.

Diante de tais tragédias, não resta muito que fazer. Nessas horas, quando não encontramos argumentos racionais e explicações aceitáveis para a tragédia que nos assola, maior e mais inconsolável é a dor que o nosso coração é obrigado a suportar…e maior e mais ardente é a nossa inclinação para culpar a Deus.

Nos momentos de desesperança, os ateus gostam de se lembrar de Deus apenas para culpá-lo. Muitas das pessoas que eram simpáticas à existência de um Deus amoroso deixam de ser. E muitos daqueles que sempre acreditaram fielmente em um Deus protetor e cuidadoso se decepcionam vorazmente. Todos esses, de uma forma ou de outra, acabam incriminando a Deus em seus corações, vociferando em amargo tom:

“Por que Deus permitiu que minha filhinha fosse abusada sexualmente?
Por que Deus não fez nada para evitar que o avião caísse?
Por que Deus permitiu que uma pessoa tão jovem fosse consumida por um câncer? Por que Deus se omite ao ver a natureza que Ele criou se rebelando contra a humanidade?”

Não há nada mais natural do que essa reação. Quando acontece uma tragédia que nós, em nossa limitação, não entendemos ou não conseguimos compreender o porquê, é normal que coloquemos a responsabilidade sobre algo ou alguém que também não entendemos ou compreendemos plenamente. Quando o incognoscível nos faz sofrer, colocar a culpa no desconhecido parece ter o poder inexplicável de nos confortar.

Mas não conforta. Antes, nos aprisiona a uma dor que nunca vai cicatrizar totalmente; torna-nos escravos de uma pergunta que nunca vai ter resposta. Do lado da acusação, estamos nós, os seres-humanos. E Deus, no banco dos réus, acaba se tornando cada vez mais o grande culpado, justamente porque Ele ainda não é conhecido por grande parte de seus acusadores.

Se a humanidade conhecesse mais o Deus que a criou, certamente pararia para pensar no seguinte: e se Deus simplesmente não for o autor responsável por tudo isso? E se a culpa for do homem, da máquina, do clima? E se eu aprender a viver em minha pequenez existencial aceitando, mesmo sem conseguir compreender totalmente, o mistério acerca da soberania de Deus e da responsabilidade do homem? E se não existir necessariamente um culpado?

 Se nós conhecêssemos mais a Deus, fatalmente entenderíamos que Ele nos ama, mesmo que as circunstâncias O acusem dizendo que Ele não nos ama. Compreenderíamos que o amor de Deus se aperfeiçoa, muitas vezes, no abandono. Perceberíamos que Deus é soberano, mas o homem é responsável. Enfim, saberíamos que Ele continua com seus olhos sempre abertos cuidando de nós, mesmo que nossos olhos O acusem da mais terrível omissão.

O grande erro da humanidade está em pensar que, se Deus existe, nenhum mal pode acontecer. Porém, Deus não depende de acontecimentos extraordinários ou de milagres para provar sua existência e demonstrar seu amor. Deus está na maior de todas as curas, e também está na maior de todas as perdas. Deus não precisa de circunstâncias favoráveis para mostrar que está ao nosso lado, cuidando de nós. Para demonstrar seu amor por nós, Deus não precisa de mais nada além do que já fez: dar a vida do seu único filho numa cruz.

A verdade é que todos esses desastres apontam para uma única resposta: a fragilidade do ser-humano. Sim, somos vulneráveis, fracos e pequenos demais. Hoje podemos estar cheios de vigor e esbanjando saúde, e amanhã amanhecermos num leito de hospital com insuficiência respiratória, à beira da morte. Deus não nos criou para sentir dor, mas sentimos. Deus não nos criou para morrer, mas morremos. O que aconteceu? O que está errado?

C.S. Lewis disse que “todo homem sabe que algo está errado quando sente dor”. Portanto, a dor que sentimos não nos mostra que Deus não existe ou não ama o ser-humano. Antes, nos mostra que algo está errado; nos mostra que a vida que vivemos hoje não é a vida que Deus criou para vivermos. Mostra-nos que o mundo como o conhecemos não é o mundo como Deus o concebeu. De fato, toda a dor, todas as mortes e todo o sofrimento que nos assolam não estavam de acordo com o plano inicial de Deus, mas são frutos do nosso afastamento em relação ao nosso Criador desde o início da criação.

Mas Deus não parou. O nosso Pai não nos abandonou à nossa própria sorte. O Filho não desistiu, nem se deu por satisfeito. O Espírito não deixou de comunicar o seu amor. Para buscar resgatar o homem ao seu plano inicial, Deus preferiu condenar um inocente para salvar os verdadeiros culpados. Sim, a morte de um inocente trouxe vida a todos os culpados. Jesus veio ao mundo para dar vida eterna a todos aqueles que creiam no Seu nome e vivam como Ele viveu. Isso é promessa de Deus:

“EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ” (João 11.25). 
EU ENXUGAREI DE SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM HAVERÁ MAIS PRANTO, NEM LAMENTO, NEM DOR.” (Apocalipse 21:4)

Se continuarmos olhando para todas essas tragédias através de uma visão estritamente humana e sem conhecer o verdadeiro caráter de Deus, acabaremos empurrando nossas almas do alto de um abismo, cada vez mais para longe dEle. E, assim, a cada dia nos tornaremos um pouco mais frágeis, vulneráveis, perdidos e sem esperança. Está na hora de, antes de acusarmos a Deus, olharmos para a trave que está no nosso próprio olho. Está na hora de conhecermos a Deus como Ele verdadeiramente é. Porque se Deus é o culpado, a culpa é nossa.

Por Fernando Khoury
Marcadores: | edit post
43 Responses
  1. Anônimo Says:

    Gostei muito de sua postagem. Infelizmente, o ser humano não tem como mensurar o amor de Deus. Em nossa limitação achamos que o amor de Deus deve ser dirigido para essa ou aquela pessoa, assim como tendemos a fazer. Nós escolhemos a quem amar,enquanto Deus ama incondicionalmente. Daí ser tão incompreensível entender e relacionar o amor de Deus com acontecimentos ruins. O ser humano pensa: "Fulano é mau, morte para ele!" "Aquele é bom, vida para ele!", mas a lógica de Deus é diferente da nossa. A nossa oração deveria ser: "Deus, encha meu coração com teu amor..." Esse é um bom começo de mudança de atitude em relação a Deus e a nós mesmos. Fique na paz e continue escrevendo. Siga meu blog e dê uma olhada de vez em quando. Deus te abençoe.


  2. Anônimo Says:

    Gostei muito de sua postagem. Infelizmente, o ser humano não tem como mensurar o amor de Deus. Em nossa limitação achamos que o amor de Deus deve ser dirigido para essa ou aquela pessoa, assim como tendemos a fazer. Nós escolhemos a quem amar,enquanto Deus ama incondicionalmente. Daí ser tão incompreensível entender e relacionar o amor de Deus com acontecimentos ruins. O ser humano pensa: "Fulano é mau, morte para ele!" "Aquele é bom, vida para ele!", mas a lógica de Deus é diferente da nossa. A nossa oração deveria ser: "Deus, encha meu coração com teu amor..." Esse é um bom começo de mudança de atitude em relação a Deus e a nós mesmos. Fique na paz e continue escrevendo. Siga meu blog e dê uma olhada de vez em quando. Deus te abençoe.


  3. Parece que Deus nos colocou aqui na Terra para nos aperfeiçoar no Amor.
    Por isso nos fez diferentes e com oportunidades diversas, a única exceção são aqueles que morrem na infância, que são aperfeiçoado por Sua maravilhosa graça sem a necessidade das dores terrestres.

    Quando Ele manda nos alegrarmos com os que se alegram e chorar com os que choram é para que não tenhamos inveja do abençoado, para que tenhamos misericórdia dos desprovidos e nos alegremos no estado em que nos encontramos, sejam de bem aventurança e prosperidade, sejam de tristezas e misérias.

    Assim não importa nosso estado se saudável ou doente, se rico ou pobre, mas o Amor que dispensamos a TODOS, e assim somos diariamente aperfeiçoados no Amor, pois Deus é Amor.


  4. Que texto maravilhoso, amado irmão! Que Deus continue dando te dando sabedoria para nos trazer textos tão ricos, reflexivos e abençoados. Meu abraço fraternal.Fique na paz.


  5. Anônimo Says:

    Deus é o todo, o tudo. Está em cada lugar e reside em nós mesmos.
    Excepcional postagem. Parabéns.


  6. Tudo o que o mundo evangélico precisa é posicionar-se, como sal fora do saleiro.


  7. Bryan Harms Says:

    Apresentação muito boa, Fernando -- lúcida e sucinta. Creio que o instinto de querer culpar algo ou alguém demonstra a fragilidade e limitação de nossa visão. De fato, NÃO SOMOS o dono no mundo, e não podemos exigir nenhuma reinvindicação boa. É isso o que significa estarmos debaixo da graça de Deus, não é?


  8. Graça e paz Fernando.
    Muito bom o seu texto, pois ele mostra que sempre haverá problemas em nossa vida e a culpa não é de Deus, mas nossa ou das circunstâncias ao nosso redor. Bem disse o apóstolo Paulo aos Filipenses: "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação". É exatamente isso que o Senhor quer que aprendamos, a viver contente (contentamento) nEle e não nas circunstâncias ao nosso redor.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas


  9. graça e paaaaazzzz meu amado irmão em Cristo.
    que palavra abençoadora é essa hein? que Deus continue a te inspirar mais e mais.
    quando quiser visite meu blog(http://pastorriva.blogspot.com/) e se gostar seja um seguidor(MAIS UM CHEIO DE ESPERANÇA EM CRISTO JESUS).EU JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU.
    FICA NA PAZ.
    BY, PR. RIVELINO.


  10. Olá amado

    O título deste post me impactou sobremaneira, acredito no seu modo de escrever devemos mesmo passar a realidade do mundo e a realidade cristã aos demais no sentido de que como humanos sofremos as limitações da vida humana, e crer em Deus ainda que venham as situações opostas é o diferencial para irmos ao céu!

    Parabéns!


  11. Leo Says:

    Cara, teus textos me impressionam! Realmente! Muitas vezes tento expressar minhas idéias em palavras e não consigo assim da maneira como tu o faz!! Incrível! Parabéns e continua assim! Que Deus abençoe esse teu ministério incrível de escrever e ensinar ao próximo! Sinceramente, lança um livro :D Abraços, fica com Deus! visita o meu se quiser :D


  12. Anônimo Says:

    Realmente Fernando!
    Não só os ateus, mas nós mesmos diante de uma enorme dificuldade temos a incoerencia de justificar Deus em seus atos. Condenamo-O dizendo que a culpa é dEle por estarmos sem esperanças, por nao termos um grande amor, pela perda de um ente querido e por nao termos dinheiros entre outras dificuldades. O que esquecemos é que nesses momentos é que a diferença dever ser feita, levantando as mãos ao ceu agradecendo pela dificuldade e tendo fé que nEle iremos ter nossa melhora.


    Muito bom o seu blog cara,

    abraços


  13. Anônimo Says:

    Fantástico!
    Vc conseguiu explanar uma questionamento tão frequente de uma forma simples e objetiva, que nos leva à um pensamento decisivo: ou eu escolho amar a Deus independente do que aconteça, ou sempre estarei na indecisão.
    Obrigada por partihar!
    Paz!
    Ferzera


  14. Anônimo Says:

    Mesmo não compartilhando da mesma fé que você, além de respeitar eu acredito no que disse. Cada ação tem uma reação. Se o ser humano causa mal ao meio ambiente, ele vai tentar do seu modo arrumar reconstruir o que foi destruido. Não vejo o que aconteceu como algo que Deus fez para castigar, acredito que o abuso sexual de uma criança, nada mais é do que o lado ruim do ser humano fraco se mostrando. Quem nao tem carater é o que faz isso.
    Muitas vezes a realidade é cruel, mas mais cruel ainda são as pessoas aceitarem os fatos, acharem banal, ai que está o pecado.
    Adorei seu ponto de vista... vc tbm escreve muito bem. está de parabens pelo blog.
    bjo
    byy


  15. WebPCamaral Says:

    A Paz do Senhor!

    Recebi sua mensagem do diHITT e vim visitar seu blog e gostei do seu trabalho. Parabéns pelo artigo! Já estou seguindo.

    Meu nome é Paulo Cesar Amaral do blog PC@maral

    http://blogdopcamaral.blogspot.com

    Aproveito e te convido a visitar o PC@maral e a seguir também, para saber das atualizações um do outro.

    Te espero lá.

    Que Deus te abençoe!


  16. Seu blog está muito bom! Já estou seguindo e te adicionando como amigo na UBE!

    www.tribunadorio.blogspot.com
    www.twitter.com/tribunadorio


  17. Unknown Says:

    Amado gostei, teu post atingui não so o seu objetivo como o de muitos que ainda não compreendem e conheçem ao Senhor, esta de parabens! acesse o meu blog: http://vivemoscomjesus.blogspot.com
    tenha uma maravilhosa e abençoada semana,
    Thais Verissimo


  18. Unknown Says:

    Passei por aqui...que Deus continue usando sua vida!

    um abraço


  19. Que Post abençoado!!!

    Os outros comentários já diz tudo!
    Parabens.

    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    um forte abraço


  20. Que Post abençoado!!!

    Os outros comentários já diz tudo!
    Parabens.

    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    um forte abraço


  21. -RDG- Says:

    Muito bom mesmo o testo.

    Visite: http://jovens-evangelistas.blogspot.com/


  22. Bruno Jovita Says:

    Deus está na maior de todas as curas, e também está na maior de todas as perdas. Com essa frase vc resumiu o caráter de Deus: AMOR E SOBERANIA. Sou teu fã cara, e peço a Deus que continue te usando como uma voz nessa esfera virtual! bj filho!


  23. Gostei mesmo do seu blog!
    Irmão, como vc colocou este botão TweetMeme personalizado para cada post? Tentei mas não consegui... o máximo que peguei foi como colocá-lo para meu blog geral em cada post, não direcionando para o post específico como vc colocou. Qual a codificação e em qual posição devo colocá-la no código HTML do meu blog? Se vc fizer esta gentileza de me orientar, te agradeço muuuuuuito!
    Paz!


  24. velho marujo Says:

    Na verdade, culpar a Deus é a fuga proveniente de mentes que não suportaram a realidade de não terem uma resposta para o mundo. O problema está muitas vezes em nós mesmos, isso, nós cristãos que vendemos para todos a idéia de um Deus que irá voltar e destruir tudo. Essa idéia de um Deus frio e implacável foi criada por nós mesmos...

    Ao invés de pregarmos o amor, pregamos o fim... E ainda queremos que a humanidade olhe para Deus como Pai de amor, mas como? Se nós mesmos O olhamos como um carrasco que ao primeiro desvio irá nos massacrar como vermes pecadores.

    Não, quem tem que mudar não é o ser humano, mas a forma como nós cristãos transmitimos Deus ao mundo, pois é através de nosso reflexo que brilho Dele irá raiar no horizonte.


    As Cartas do Velho Marujo
    http://velhomarujo.wordpress.com/




    .SOLI DEO GLORIA


  25. Rosane Luz Says:

    Shalom,irmão Fernando !
    Recebi seu convite na UBE ,então estou visitando seu blog.Realmente está muito boa a explanação deste texto,servindo tanto para a reflexão de quem já conhece a Deus como para quem ainda não o conhece.Nossos corações humanos parecem ainda distantes do coração de Deus, por mais que dizemos conhece-lo ainda ficamos aquém do seu , pois o amor de Deus é infinito.Mas ainda bem que temos a promessa em I Coríntios 14.12:"
    Porque agora vemos por espelho em enígma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido".Aleluia !

    Visite meu singelo blog. http://eusoudomeuamadoeelemeu.blogspot.com

    Rosane Ribeiro


  26. Sonia Costa Says:

    Olá Fernando,
    Parabens pela criação deste texto. Com simplicidade e objetividade, você vai construindo seu pensamento e direcionando nossa reflexão sobre um tema tão polêmico, mas que você explanou com muita propriedade.
    Agradeço a indicação e recomendo a todos.
    Vale a pena ler esta mensagem.
    Abraços.
    Sonia


  27. Anônimo Says:

    só tenho uma coisa a dizer: Martha Medeiros de calças...parabéns!!!

    ps: já sacou quem é? ahahhahahah

    bjuxxx


  28. Unknown Says:

    Olá Fernando!

    Parabéns pela lucidez e consciência do seu artigo. É um prazer encontrar um lugar que além de boa leitura, é extremamente agradável aos olhos. Belíssimo site!


    Fica na paz de Cristo!


  29. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família!

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto:

    A Trindade em Isaías 63

    P.s>>> Caso o irmão se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato.


  30. Caro fernando, Paz.

    Ainda de minhas considerações, gosstaria de te pedir desculpas pelo voto errado, é que me confundi, e ao invés de votar em "Gostei muito" votei em "Não gostei", então, desconsidere um destes votos negativos.

    Quanto ao texto, meu irmão Deus continue te abençoando. Escrevi uma vez sobre isto motivado por declarações de uma ex-atriz no leito de morte. O mundo quer um culpado por seu sofrimento, só não adimite que seja ele mesmo.
    "De que se queixa o homem? Queixe-se de seu próprio pecado".

    Um abraço irmão.


  31. Anônimo Says:

    Lindo texto. Nos abre um longo caminho para entender o amor de Deus frente às vicissitudes da vida.

    Obs: O C. S. Lewis não era teólogo. Ele foi um professor de literatura de oxford e escritos (As Crônicas de Narnia foi escrito por ele).


  32. Parabéns pelo trabalho!

    Um fraternal abraço.

    BLOG: http://tocadopeloespiritosanto.blogspot.com/


  33. Lu e Adriano Says:

    Parafraseando o filósofo: O problema não é o que fazem comigo, mas o que eu faço com o que fazem comigo.
    É, somos culpados, mas salvos pela cruz, por Cristo. É pela graça que estamos aqui, amados.
    Quer culpar alguém, culpe o pecado, Porque se Deus possui alguma culpa é de nos amar tanto, a ponto de, por esse amor, aceitar que podemos fazer nossas escolhas. O Senhor deu, o Senhor tirou bendito seja o nome do Senhor.
    Não há dor que dure para sempre. Vença a depressão, o cancêr, as consequências pelo amor de Deus por nós, pois é por culpa dEle que hoje estamos aqui com o direito de viver, de errar ou acertar. Glória a Deus! Esse Blog é MIL!


  34. Anônimo Says:

    Graça e Paz caro Fernando;
    Simplesmente extraordinário como você de uma forma simples consegue atraves das palavras nos explicar as coisas mais complexas. Que Deus continue a usar-te desta forma Viva.
    Obrigado por este Palavra;
    Deus te Abençoe


  35. Sandrahbn Says:

    Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso.
    Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se rendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles. Eclesiastes 9:11,12

    Como diz aqui o pregador, em outras palavras, o fato de sabermos que o Senhor tem a nossa vida em suas mãos, não nos exclui das aflições que a vida nos impõe e nem quer dizer que ganharemos todas.
    O importante é sabermos que Ele está conosco em todos os momentos e detalhes de nossa vida, para nos fortalecer, consolar, instruir e capacitar-nos a dar a volta por cima.

    Um Abraço Fernando.
    Fique na paz!!!


  36. Edson Palma Says:

    Olá!...Gostei desse post!...E, é bem verdade que sómos responsáveis mesmo que deixamos ao esquecimento àquele pequeno, ou pequenos pecados que cometemos até aqui. Mas muitos desses pequenos pecados é que somados à maioria transformou-se nisso que está acontecendo hoje. Por tanto nem sei se poderíamos reclamar pra alguém, ou tentar salvar os filhos de nossos filhos. Creio que tenhamos que deixar nas mãos de Deus, e, se quisérmos sofrer em paz temos que usar a difícil e valha teoria do divertimento: tudo que é ruim deve ser possível ter seu lado bom...devemos gerar coisas boas mesmo onde é o inferno. Imagino que aí seguiremos os passos do filho de Deus aqui na terra ( fazendo uso da nossa ignorância ).

    Até Mais...


  37. Will Says:

    Só posso dizer uma coisa: Eu acredito em contingências. Graças a Deus pelas contingências!!!

    Abs.


  38. o melhor texto sobre sofrimento X culpa que já li.
    Obrigada e Deus o abençoe!

    <><<


  39. Rick Serrat Says:

    Cara, simplesmente fantastico! show, lindo texto, nem tem muito oq comentar.

    Parabéns!


  40. A Bíblia nos fala no Salmo 115.16 que “Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens”. O que eu entendo nessa passagem é que, ao criar a terra Deus a deu para o homem, e a partir disso tudo o que acontece aqui é nossa responsabilidade, não mais de Deus.
    Me lembro de uma ilustração que diz assim:

    Um barbeiro e um cliente conversavam sobre vários assuntos quando começaram a falar sobre Deus. O barbeiro disse:
    -Eu não acredito que Deus exista como você diz.
    -Por que você diz isto? O cliente perguntou.
    -Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes e crianças abandonadas? Se Deus existisse não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar que Deus permita todas essas coisas.
    O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para evitar uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu. Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia uma barba.
    Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
    -Sabe de uma coisa os barbeiros não existem.
    -Como assim, eles não existem? perguntou o barbeiro. Eu estou aqui e sou um barbeiro.
    -Não exclamou o cliente. Eles não existem porque se existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos, como aquele que esta andando ali na rua.
    -Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram isso é uma opção delas.
    -Exatamente afirmou o cliente. E justamente isso. Deus existe. O que acontece é que as pessoas não o procuram, pois isso é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo.


  41. Walter Cruz Says:

    A resposta verdadeiramente Evangélica a dor é a fraternidade, a caridade, ainda que por dentro estejamos perplexos e confusos.

    Que Deus nos abençoe no dia de hoje.


  42. Lucas Rocha Says:

    Cara, gostei do post, copiei ele e postei no meu blog tbm. Deixei claro no início o link da postagem original. Boas idéias postadas. Parabéns.


  43. Anônimo Says:

    Aprendi muito


  • :: NEWSLETTER ::

    Cadastre seu email e fique atualizado sobre novas postagens:

    É grátis!

    :: SEGUIDORES ::

    :: ÚLTIMAS ::

    FAÇA SUA PARTE!

    :: QUEM SOU EU ::

    diHITT