:: Um passo atrás ::

"Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos. Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos."
Salmos 119.59

"Se meus passos desviaram-se do caminho, se o meu coração foi conduzido por meus olhos, ou se minhas mãos foram contaminadas, que outros comam o que semeei, e que as minhas plantações sejam arrancadas pelas raízes".
Jó 31.7

“Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
 Filipenses 3.13

“Disse-lhes Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”
 Mateus 11:28-30

Quando se está à beira de um precipício, dar um passo atrás, na verdade, é dar um passo à frente.

Sim, existem momentos em que é preciso voltar atrás para poder avançar. É preciso tirar os olhos fitos no futuro e fixá-los por um instante no passado, para superar traumas e problemas mal resolvidos que lá ficaram aprisionados juntos com nossas almas.

Dar um passo atrás, às vezes, significa seguir adiante...progredir.

Chorar a perda para poder sorrir.
Perder para aprender a valorizar.
Sentir-se só para sentir saudade.

Assumir a derrota para saber vencer.
Fechar algumas portas para abrir novos horizontes.
Aceitar o medo para alcançar coragem.

Admitir o erro para aprender com ele.
Lembrar para poder esquecer. E esquecer para recomeçar. Perdoar.
Reconhecer a própria fraqueza para se humilhar. E se humilhar para ser exaltado. Pedir perdão.

Desvelar as cicatrizes para conseguir tratá-las.
Derramar lágrimas para lavar a alma.
Libertar-se do passado para viver o presente.

Esvaziar o interior de tudo que é efêmero para encher o coração do que dura para sempre.

Morrer para o mundo, a fim de nascer de novo para Aquele que faz tudo novo.

Asfixiar o peso que sufoca a alma e, assim, respirar o Amor que dissipa toda culpa.

Diminuir o meu eu para que em mim, em meu inóspito jardim, volte a crescer Deus...volte a brotar a paz que um dia eu perdi: a paz que excede todo o entendimento.

Começar do zero, como se nada tivesse acontecido. Como se não houvesse marcas, lágrimas, decepções. Como se nunca tivéssemos sentido dor ou frustração. Como se nunca tivéssemos sentido culpa. Como se não houvesse rugas em nossa face, mas apenas a suavidade e a leveza da pele intocada e inocente de um bebê.

Renascer, recrescer. Renovar, revigorar, reconciliar.

Caminhar, passo a passo, cair. Enxugar as lágrimas, recomeçar, continuar caminhando. Sem parar, sempre em frente...pois recomeçar é dar um passo à frente. Mas dar um passo à frente, às vezes, é dar um passo atrás.

Por isso, pare de caminhar por um instante. Faça uma breve pausa e reflita se você precisa dar um passo atrás. Porque para existir recomeço, não pode existir passado ferido.


Por Fernando Khoury

Marcadores: | edit post
6 Responses
  1. Roberta Lima Says:

    Belo post Fernando,

    Em muitos momentos esquecemos que para avançar é preciso parar e até mesmo retroceder para que, assim, adiante haja realmente um progresso significativo.
    Tem uma passagem em Sl 37:23 que fala que Deus firma os passos daqueles que são Dele, sempre adaptei esta passagem de forma pessoal crendo que o Pai também firma as paradas e através do seu texto compreendo que Ele firma também os passos para trás!

    Excelente reflexão para começar meu dia!

    Abraços,

    Roberta


  2. Sandrahbn Says:

    Olá Fernando faz tempo que não comento aqui.
    Gostei muito de seu texto,porém com algumas resalvas.
    Pois devemos ter muito cuidado quando falamos em dar um passo atrás para podermos seguir em frente.
    Por exemplo, você diz que precisamos perder para valorizar, não necessariamente certo?
    Acredito que Deus pode utilizar uma perda para nos fazer crescer, amadurecer,...
    Parar, sim, voltar atrás não creio.
    Como a águia que de tempos em tempos tem de dar uma parada e se desfazer das suas velhas penas sujas poluídas e pesadas para que outras renasçam com mais vigor e força, precisamos também de tempos em tempos dar uma parada , pois a correria do dia a dia por vezes nos faz viver uma vida de fast food e quando nos damos conta, estamos com excesso de peso, colesterol alto e fracos, então precisamos parar e nos alimentarmos adequadamente para ter uma vida mais saudável.
    Quando você cita o texto onde Paulo diz para esquecermos das coisas que para trás ficam e avançar para as que estão adiante.
    Penso que ele está nos ensinando a nos alimentarmos de tudo que realmente nos edifica, para que uma vez fortalecidos, sofismas , altivezes e fortalezas que por vezes nos aprisionam sejam quebradas.
    A meu ver o apóstolo Paulo estava dizendo:
    Olha só gente, não posso apagar o meu passado as atrocidades que fiz com o povo de Deus, mas fui transformado pelo sangue do Cordeiro, não vivo eu mas Cristo vive em mim , estou avançando, estou crescendo, estou me tornando uma pessoa melhor a cada dia.

    Abs.


  3. Sonia Costa Says:

    Mensagem maravilhosa para reflexão espiritual! Precisamos mesmo utilizarmos a marcha ré, sempre que se fizer necessário. É ela que nos ajuda a ancorarmos no Porto Seguro que é Jesus Cristo.
    Parabens pelo texto!
    Sonia Costa


  4. cris Says:

    Profunda reflexão, sempre temos que voltar ao passado, até mesmopq. o que cpnstruimos atrás, nos levou a viver aqui hj, não posso nunca esquecer das pessoas que construiram comigo, que me ajudaram na minha caminhada, que me levaram além, de onde sozinha não poderia chegar, voltar atrás é reconhecer e ser grato a Deus e aqueles que fizeram prte de um passado de amor, de alegria a qual nunca podemos jogar fora, esquecer somente o que não serviu de aprendizado, crescimento e derroats, perder alguem importante na minha vida nunca vai fazer parte do meu passado que poderia ser um bom futuro dado por Deus.


  5. Fernando, me amarro em passar aqui pelo seu blog de vez em quando, sempre tem algo de bom pra ler e refletir!

    Difícil mesmo velho, é quando a gente acha que já rolou precipício abaixo e não consegue mais voltar atrás.

    Mas Deus é poderoso pra nos levantar, não é?


    Belo post. Que Deus te abençoe!


  6. Paz amados!
    Venho saber se tem alguma possibilidade de parcerias entre nossas paginas, por meio de divulgação de banner ou algo que sejá proposto.Vejo que nossas paginas tem um mesmo sentido divulgar o nome de nosso senhor!
    Blog Do Lucas! Informando Vc...
    www.lucaspds.blogspot.com
    Aguardo seu retorno, Paz....


    Lucas Pôrto


  • :: NEWSLETTER ::

    Cadastre seu email e fique atualizado sobre novas postagens:

    É grátis!

    :: SEGUIDORES ::

    :: ÚLTIMAS ::

    FAÇA SUA PARTE!

    :: QUEM SOU EU ::

    diHITT