:: Castelos de Areia ::

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína."

(Mateus 7:24-27)

Pare tudo o que você está fazendo. Feche os olhos do coração. Fique em silêncio. Tente, por alguns instantes, trazer à sua mente tudo aquilo que já aconteceu em sua vida. Todas as pessoas que te fizeram sorrir, todas as pessoas que te fizeram chorar... Todos os sonhos que foram frustrados, todos os sonhos que se realizaram... Deixe o filme de sua vida passar pela sua cabeça nesta hora. Enfim, neste momento de reflexão, você deve preencher os seus pensamentos com todos os acontecimentos e com todas as pessoas que te fizeram ser a pessoa que é hoje.

Com apenas alguns segundos de dedicação a este exercício mental, você pode perceber muita coisa.

Você percebe que já deu muito valor para quem não merecia. E, com isso, você aprende a se valorizar... e compreende que o amor ao próximo só existe se houver, antes, amor próprio.

Você percebe que chamou de amor o que era uma simples ilusão... E você aprende que o amor verdadeiro não ilude ninguém.

Você percebe que basta uma só mentira para destruir a mais firme fortaleza da confiança... E você aprende que os mentirosos são os mais covardes, pois têm medo de encarar a realidade.

Você percebe que no mais lindo beijo pode estar escondida a mais terrível traição... E você aprende que as aparências podem enganar, e muito.

Você percebe também que os seus melhores amigos não são mais os mesmos de dez anos atrás... E você aprende que os melhores amigos só são reconhecidos nas piores e mais difíceis situações.

Você percebe que a dor da decepção te fez desistir de sonhar muitos sonhos que cultivava... E você aprende que, mesmo assim, vale a pena cultivar novos sonhos, pois o sonho é o motor da vida. Viver sem sonhar é ser pássaro e não voar.

Você percebe que muita coisa não aconteceu do jeito que você queria ou da forma que imaginou que seria... E você aprende que nem tudo acontece como você planejou, mas nem por isso as coisas deixaram de acontecer na sua vida.

Você percebe que o mundo não dá respostas para todas as suas perguntas... E você aprende que viver sem o mistério da dúvida não teria tanta graça. Você compreende que Deus não quis revelar o propósito de todas as coisas ao homem para que pudéssemos aprender a confiar nEle.

Você percebe que existem pessoas que não se cansam de machucar as outras... E você aprende que não importa o tamanho da ferida...um dia ela vai cicatrizar.

Mas, de todas as percepções, a mais importante é a de que o tempo passa e não volta mais. É a percepção de que quase tudo na vida é inconstante. Como diz Lulu Santos, a vida vem em ondas, como o mar, num indo e vindo infinito. É verdade. A vida é uma eterna mudança, é um contínuo adaptar-se... A vida é a escola do recomeço.

Cada onda nasce de um jeito e termina de um modo totalmente diferente da forma que nasceu. O vento, seja forte ou fraco, molda e guia as ondas por onde bem entende... No infinito do oceano, há muita onda, há muito vento, há muitas variáveis... E a vida também é assim.

Vivemos sob a inconstância e insegurança do mar, e somos tão vulneráveis que, a qualquer momento, um vento inesperado ou uma onda disforme pode vir e engolir nossos planos. Apesar disso, muitas pessoas insistem em colocar a areia como único fundamento dos seus projetos de vida. Pare e pense: a vida já é rápida e insegura demais para você perder tempo fazendo dos seus planos e sonhos meros castelos de areia.

Por esse motivo, devemos ter uma mudança radical de atitude quanto aos projetos que temos para nossa vida. Por mais lindo e luxuoso que seja o castelo que você está construindo, lembre-se que basta a mais leve brisa ou a menor gota da onda do mar para fazer desmoronar todo o seu castelo em poucos segundos. Todo o trabalho, energia e tempo que você perdeu para construir esse imenso castelo ficarão reduzidos a um monte de espuma e areia. Mais cedo ou mais tarde, uma onda virá e destruirá o que você levou tanto tempo para construir.

Todos nós, algum dia, já cultivamos castelos de areia. Olhe para sua vida... Quais são os seus castelos de areia? O que desmoronou na sua vida? O que está prestes a desmoronar? O que na sua vida é feito de areia? É o cultivo de amizades com pessoas que você sabe que não são companhias boas e saudáveis? É o namoro com uma pessoa que você sabe que não te merece? É a vontade momentânea de curtir a vida, mesmo que isso leve você a perder o que já conquistou de duradouro até então? É a insistência num relacionamento que você sabe não ter futuro ou com uma pessoa que só te traz dor e sofrimento?

Pare de perder tempo. Destrua você mesmo seus castelos de areia, antes que eles destruam você. Porque o que é feito de areia pode até ficar um tempo de pé, mas sempre desmorona no final. Por isso, comece agora a construir planos sólidos, pois os maiores sonhos só se realizam se possuírem como base um forte fundamento. E lembre-se: mais vale um simples casebre sobre a rocha, do que o mais belo e suntuoso castelo sobre a areia. Pense nisso. Se Jesus pensou, você também deve pensar.

Por Fernando Khoury
Marcadores: , | edit post
Reações: 
44 Responses
  1. Danilo Says:

    Parabens pelo texto!


  2. Palominha .. Says:

    Em Hebreus 11, Deus nos mostra quantas coisas foram feitas pela fé.

    "a fé é o FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas que se não vêem".

    A FUNDAÇÃO de uma casa começa com um solo de concreto. A partir dele, o que se ESPERA é que cresça uma casa FIRME. A prova do que NÃO SE VÊ é o esforço exercido pelos construtores, pra que no final, você tenha um abrigo seguro para ficar.

    Muitas vezes, não vemos o esforço que Deus faz para nos manter de pé. Nos importamos só em estar abrigados, mas não valorizamos o esforço que Deus fez, para que nós estivessemos lá. Com castelos de areia, temos abrigos passageiros, mas em solos de concreto, temos o o que não pode se ver, a eternidade com Deus.

    Pela fé é possível destruir castelos de areia para dar lugar a fortalezas espirituais.

    ótimo texto Fê .. :D !


  3. Julio Cesar Says:

    Parabéns pelo texto meu amigo.
    Fiquei muito feliz em lê-lo.


  4. Manoel Cruz Says:

    Fernando parabéns,que JESUS continue a derramar bençãos e graças abundantemente sobre vocÊ.


  5. quelcast Says:

    Hoje ele escreve um texto no blog, amanhã serão "best-sellers'! A visão, a maturidade e a sensibilidade dele são de impressionar!Ele só dá orgulho pra gente!=)
    Parabéns,migo querido!=)


  6. Elizabeth Says:

    Deus te abençoe, querido!!! E a esse talento também.
    Lindo texto e muuuuuito edificante. Obrigada por compartilhá-lo!!!!
    Parabéns!!!
    Beijão


  7. Nazare Says:

    Lindo FÊ, aliás como sempre.
    Os castelos de areia na verdade são desvios no percurso que Deus traçou para nós, mas quando temos a consciência de que a nossa história já foi escrita pelo nosso Papai, e que a promessa se concretizar é só uma questão de tempo, então fica mais fácil construir o alicerce da nossa vida real com paciência e determinação, pois o Senhor não vai deixar que aqueles que o temem sejam tragados pela fantasia.
    Deus te abençoe


  8. Filipe Bento Says:

    Muito Bom o texto Fernandinho!
    Deus te abençoe!


  9. Rita Says:

    Linda postagem, Fernando!

    Sua mensagem nos faz refletir profundamente. Parabéns!

    Um abraço.


  10. Beth Muniz Says:

    Muito bonito, tudo.
    Espero você no Travessia.
    Grande abraço.


  11. Olá Fernando não poderia deixar de parabenizá-lo pelo belíssimo texto que escreveu. Disse ai coisas muito verdadeiras e ums dos pontos chaves é "A vida é uma eterna mudança, é um contínuo adaptar-se... A vida é a escola do recomeço. " Realmente stamos semrpe recomeçando,a tingindo objetivos e buscando novo, nos decepcionando com sonhos e descobrindo novos que nos farão felizes..assim é a vida, cheia de altos e baixos.. e curvas sinuosas onde nunca sabemos o que encontraremos na próxima esquina do destino.

    Beijos, passei a seguir seu blogger, muito bom ele. Visita lá o meu também viu!
    Márcia Canêdo


  12. Isabel Ruiz, Says:

    Parabéns, Fernando, pelo belo texto.
    Estou seguindo suas noticias.
    Beijos
    Bel


  13. Beth Muniz Says:

    Não tenho religião.
    Tenho fé em Deus.
    Nunca abro mão de estar e conversar com ele...
    Parabéns pelo texto.


  14. Judite Says:

    Parabéns meu amigo e irmão. O seu texto é perfeito. Uma profunda sensibilidade pelos pequenos detalhes da vida, uma fundamentação bíblica excelente. Gostei muito. Estou colando em meu arquivo de "Breves Reflexões". Pergunto, posso usar seus textos em meus blogues? citando, é claro, a origem. Que Deus te abençoe e te inspire para continuar produzindo coisas assim. Alfredo Vieira.


  15. LIS BRASIL Says:

    Se fizermos esse ato de loucura é porque não fomos tribulados, provados e levados a vales. Deus te abençoe. [LIS bRASIL]


  16. Monica Says:

    Gostei muito essa é uma realidade que todos nós podemos nos deparar com ela.É preciso reavaliar a vida.


  17. Belas palavras meu amigo, ótimo texto.

    Muitas destas verdades a vida acaba ensinando nos momentos mais difíceis.

    Abraços
    Rogério Gomes


  18. G£ëñðå Says:

    To meio sensível hoje e chorei ao ler! Essa reflexão, essa introspecção serve para nos dar um choque de realidade.
    As vezes nos enganamos com as pessoas, e quando nos deparamos com as verdades, doi demais! Bate um desespero de saber que tempo e força foram gastos para solidificar um relacionamento. Isso dói muito!
    Deus o abençoe.


  19. JUSIER MAX Says:

    Opa!!! Muito bom o texto ja estou te seguindo.

    Jusier Max
    http://featualizada.blogspot.com/


  20. jefhcardoso Says:

    Olá Fernando! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão antecipada!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com


  21. Nossa...Muito bom esse texto...Refleti bastante...Te seuindo aki no blog,como Guionorita.

    Que o Mestre de Nazaré o ilumine e continue dando inspiração e vivência a vc para que possa escrever esses textos maravilhos.

    =D


  22. MARAVILHOSO O TEXTO!!!!!!
    Vc sobre expressar coisas que eu andava pensando na minha vida.
    Parabéns!!!!!!
    Bjs Rhanna


  23. Sonia Says:

    Já destrui meus castelos de areia antes deles desmoronarem. Agora, pé no chão, construções sólidas. Valeu!


  24. Lindo o texto.
    Serve para todos, sem discriminação!


  25. Ju Gigante Says:

    Meu Deus... como eu chorei agora... rs.
    Que texto maravilhoso. Obrigada por me convidar a vir aqui... fui muito abençoada. :)

    Paz***


  26. Muito bom seu texto.

    Lembrei do esxritor Lloyd j =J. Ogilvie que relata que uma mulher a quem aconselhou certa vez e disse-lhe: "Pasto, ajude-me, estou DESILUDIDA". E ele responde:"Que bom. Isso é uma bênção!" Após tê-la refeito do choque das palavras, ele explicou, que DESILUSÃO é deixar de ser ou estar iludido. Às vezes dói, mas é necessário.

    Abraços,

    Gerson Luiz
    http://restauracaoevida-gersonluiz.blogspot.com.


  27. Oi Fernando, este texto mostra a nossa realidade em que alguns momentos não queremos aceitar.Mais o perfeito da palavra do Senhor é porque diz que se tivermos fé saltaremos muralhas e enfrentaremos as tempestades. Deus continue te abençoando.

    Nayara Toscano


  28. Vitor Cid Says:

    Cara, parabens pelo texto. Realmente é necessário avaliar sempre quais caminhos escolhemos e se estamos firmando nossa vida na Palavra Rocha Viva ou em qualquer vã filosofia que é pantanosa e destruidora de sonhos.

    Vitor Cid


  29. nilcea Says:

    Vinha ao trabalho pensando em minha vida... Ao chegar me deparo com eu texto que trouxe luz e paz à minha alma! Deus o abençoe! <><<


  30. Rosana Says:

    Gosto demais das suas reflexões. Vale a pena indicar o seu blog, muito proveitoso! Deus o abençoe mais e mais.


  31. Destrui uns dois castelos só de ler esse texto maravilhoso...Parabéns!!!! Assim viciaremos, rs...hehehehe


  32. Elton Braga Says:

    Parabéns, Fernando, belíssimo texto. Verdade pura! Glória a Deus!
    Abração.
    Elton Braga
    Belém do Pará


  33. Dida Says:

    rapaz, faz isso com "eu" não...ahahaha....q texto lindo e mais oportuno impossível!!! obrigada,"Martha"....ahahahha...vc é muito usado por Deus...nunca vi nada assim, em termos de talento sendo usado p/ o reino Dele!!! Continue assim e como alguém disse aí nos coments, hj ele escreve txt no blog, amanhã será "best sellers"...vai preparando o livro, meu caro!!!!
    bjuxxx


  34. Dida Says:

    ps: posso colocar o seu texto no meu perfil do orkut? coloco os créditos, é claro...mas tem tudo a ver com o meu momento!!!


  35. Juliana Lira Says:

    Esse texto foi um presente agora no início da manhã... e nesse indo e vim infinito aproveitemos a força das marés.

    "Viver sem sonhar é ser pássaro e não voar."


    Milhões de beijos


  36. to te indicando ao premio dardos passa no meu blog e ve.


  37. Nik Maia Says:

    Parabéns! Que Deus continue te usando grandemente.


  38. A paz do Senhor!
    Parabéns lindo Post, que nossa vida esteja cada dia mais firmada no Senhor, que ele continue te usando poderosamente.


  39. Graça e Paz!
    Nossa a mensagem foi muito boa, senti que Deus falou comigo por meios dela.
    Que Deus continue te usando!

    Da uma olhada no meu blog, hoje vc me add na UBE, sou Felipe E. de A. Xavier.

    http://www.vivificadoemcristo.blogspot.com


  40. Débora Says:

    Gostei muito da sua postagem me refletir sobre algumas coisas q acontece na minha propria Vida!
    Muito obrigada por ser esse Homem tão abençoado !


  41. Equipe ChP Says:

    Que maravilha de texto. Amei o blog e já estou seguindo.

    Se quiser acesse>
    http://somoschamadosparaopai.blogspot.com/

    Deus abençoe


  42. Reflexões necessárias para o amadurecimento...parabéns pelas colocações. abraço


  43. Andreia Says:

    Fernando, parabéns pelos seus textos... são perfeitos.

    Vc escreve muito bem.

    E esse especialmente tem tudo a ver com o que tô vivendo...
    beijosss e obrigada, Andréia


  44. Bruno Jovita Says:

    Cara, que texto fantástico! Por um momento vi o filme da minha vida fazer sentido. Você me abençoou mto, nao tem idéia. Um forte abraço!


  • Ocorreu um erro neste gadget

    :: NEWSLETTER ::

    Cadastre seu email e fique atualizado sobre novas postagens:

    É grátis!

    :: SEGUIDORES ::

    :: ÚLTIMAS ::

    FAÇA SUA PARTE!

    diHITT